• Barra: (21) 2492-1222 / 99763-1959
  • Barra: barravidros@barravidros.com.br
  • Horário: Seg a Sexta de 8 as 18h / Sábado de 08 as 13h

Claraboia: muitas vantagens para seu imóvel

Sabia que a claraboia pode ajudar na ventilação do seu imóvel? Caso você more em um apartamento quente, instalar uma claraboia de vidro pode ser uma ótima solução. Além disso, ela tem a capacidade de melhorar o clima. Vale ressaltar que este tipo de conforto agrega valor ao seu imóvel.

Estas aberturas são muito poderosas! Elas podem iluminar até oito vezes mais que uma janela com o mesmo tamanho. Além disso, não prejudicam a ventilação natural do seu cômodo.

Na hora de fazer uma abertura no teto, é se necessário que seja feito um estudo e planejamento. Eles devem levar em conta, principalmente, a incidência do sol. Caso isso seja negligenciado, a instalação da clarabóia pode ser um tiro no pé, pois pode aumentar, além da conta de luz, a temperatura do imóvel.

TIPOS DE CLARABOIA

Claraboias tubulares

Este tipo de estrutura não é vantajosa para quem procura uma linda vista ou excelente ventilação, mas ainda assim são ótimas para garantir a entrada de luz natural sem as desvantagens das claraboias tradicionais.

Claraboias de Policarbonato-Aerogel

Muito utilizadas em opções acrílicas. Este material também está sujeito ao amarelamento com o passar do tempo. Entretanto, são energeticamente mais eficientes que as de vidro e podem evitar o sobreaquecimento local.

Cortinas e estores para claraboias

Eles não fazem milagres, mas minimizam bastante o impacto negativo das claraboias em relação ao sobreaquecimento e a emissão dos raios ultravioleta. Portanto considere estes aparatos na hora de instalar a sua.

INSTALAÇÃO

Existem as claraboias fixas, que permitem a entrada de luz em apenas um ambiente. Além disso, existe também uma estrutura ventilada e tubular. Ela pode ser controlada de forma manual ou automática para regular a temperatura de toda a casa. A sua abertura pode ainda contar com um sistema similar ao de uma janela persiana, para que a luz entre de forma parcial. Mesmo quando não expostas diretamente à luz do sol, podem sobreaquecer e captar luz e raios UV de maneira excessiva, desequilibrando o tempo frio em regiões como o sul do Brasil.

Caso seja realmente necessária a construção de uma claraboia em sua casa, considere verificar se as tubulares se encaixam em seus objetivos. Opte por uma estrutura tradicional sempre que possível.

Os fãs desta cobertura devem levar em consideração este aspecto antes mesmo de definir a instalação do telhado. Os cortes em lajes de concreto não são recomendados, já que podem prejudicar toda a estrutura do imóvel.  Para evitar quaisquer danos, dê preferência às claraboias com um coeficiente de ganhos solares abaixo de 0,3. 

27 de março de 2019