O uso do vidro colorido não chega a ser uma novidade. Já era uma forma de levar arte às construções – por dentro e por fora – desde o século VII.
Mas, com métodos inovadores de produção do material e modernas tecnologias, ele retorna com força total ao cenário da arquitetura contemporânea para virar tendência.
O resultado? Residências, escolas, museus, hospitais, shoppings e muitos outros ambientes mais belos e funcionais. Cercados de leveza, ousadia e até capazes de melhorar o humor das pessoas.
Se você está pensando nessa opção para o seu próximo projeto, continue aqui conosco e veja:
- Quais as diferenças dos vidros coloridos de hoje e os de antigamente
- Como são feitos os vidros coloridos
- Quais as vantagens funcionais e estéticas dos vidros coloridos no seu projeto
- Onde usar vidros coloridos no seu projeto arquitetônico
- Onde comprar vidros coloridos com qualidade e segurança
Quais as diferenças dos vidros coloridos de hoje e os de antigamente
Como comentamos acima, o vidro colorido já ajudou a levar a arte a muitas construções.
Eram bem comuns nas igrejas, catedrais, conventos e prédios religiosos em geral, representando ícones bíblicos. Depois chegaram às mesquitas e aos palácios islâmicos. E tiveram suas versões grandiosas no período gótico por meio de vitrais gigantes, figuras e padrões elaborados.
Hoje eles evoluíram em técnica e visual.
Deixaram para trás formatos cheios de detalhes e rebuscados para dar lugar a um estilo mais clean. Com desenhos minimalistas e elegantes. Que esbanjam leveza, sofisticação e modernidade.
Isso só é possível por conta de uma evolução na própria forma como ele é produzido.
Como são feitos os vidros coloridos
Para dar uma ideia, antigamente o processo de coloração dos vidros era meio no escuro. Não dava para ter controle sobre o resultado final das tonalidades.
Bem diferente das técnicas de fabricação atuais. Todas possibilitam que você saiba com exatidão a cor que será alcançada. E algumas permitem ainda que se chegue numa escala infinita de tons, além de efeitos especiais e aplicações em diferentes formatos.
Veja algumas formas.
- Quando o vidro é tingido realmente
Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de:
- introdução de óxidos metálicos ou de pós de metal no vidro
- serigrafia
- pintura a frio
- Quando o vidro ganha uma camada colorida
Aqui também pode ser feito de algumas maneiras, como:
- Um material fino colorido pode ser instalado por um profissional especializado no interior ou no exterior da superfície de um vidro. Normalmente ele é feito de tereftalato de polietileno, PET, que é uma resina polimérica termoplástica.
- No caso do vidro laminado (mais resistente), é mais comum que se use uma camada entre as lâminas de vidro feita de polivinil butiral, PVB. Ela funciona como uma proteção extra, já que, em caso de quebra, os cacos ficam grudados ali. Mas também permite criações incríveis porque pode ter uma série de cores, espessuras e níveis de transparências.
Quais as vantagens funcionais e estéticas dos vidros coloridos no seu projeto
Sim, além de serem apaixonantes, os vidros coloridos também têm utilidades práticas.
Veja abaixo algumas das vantagens estéticas e funcionais:
- Geram um efeito visual cativante, dinâmico e criativo
Uma das principais é esta: eles instigam a criatividade. Vale lembrar que eles permitem a entrada da luz natural e, ao longo do dia, geram jogos de luzes e sombras.
Um exemplo impressionante disso que estamos falando foi feito na cidade de Tianshui, na China. Um jardim de infância foi projetado com quase 500 painéis de vidros coloridos, criando um efeito de caleidoscópio (que vai mudando de cores conforme a incidência do sol).
- Melhoram os sentimentos e estados emocionais das pessoas
Tanto pelo poder das cores como pelas possibilidades acima, ninguém fica indiferente a um ambiente com vidros desse tipo. É normal que eles evoquem tranquilidade, vitalidade, alegria, otimismo e outros estados ou sentimentos positivos.
- Ajudam a criar privacidade
Em relação aos vidros transparentes, eles garantem mais privacidade.
- Podem bloquear raios UV
Se a sua opção for pelo PVB colorido em vidro laminado, seu ganho também passa por economia e proteção. Com ele, os raios ultravioletas podem ser reduzidos em 99%, colaborando para aumentar a vida útil dos seus móveis.
Onde usar vidros coloridos no seu projeto arquitetônico
Eles podem ser usados numa série de ambientes e com vários propósitos também.
Além do óbvio (e muitas vezes divertido) diferencial estético, têm funcionado até no armazenamento de cerveja para proteger os produtos contra os raios solares.
Outros exemplos de aplicação dos vidros coloridos são:
- janelas
- portas
- corrimões
- fachadas
- painéis decorativos
- passarelas
- claraboias
Onde comprar vidros coloridos com qualidade e segurança
Você pode comprar vidros coloridos e qualquer outro tipo de vidro com qualidade, segurança, dicas e informações úteis aqui na Barra Vidros.
Nossa equipe está pronta para tirar dúvidas, dar orientações e ajudar você a encontrar o que precisa para seus mais ousados projetos.
Além disso, estamos sempre de olho em feiras, eventos e conteúdos do setor para oferecer o que existe de mais moderno no mercado. Entre em contato e saiba mais.