Pular para o conteúdo

Grupo Barra Vidros & Alumínio – Vidraçaria localizada na Barra da Tijuca RJ

Início » 5 dicas simples e eficientes para limpar vidros e espelhos (incluindo como tirar manchas)

5 dicas simples e eficientes para limpar vidros e espelhos (incluindo como tirar manchas)

5 dicas simples e eficientes para limpar vidros e espelhos

Além da estética e da modernidade, uma das grandes vantagens de ter vidros e móveis ou objetos espelhados em casa é a praticidade.

Eles não exigem produtos caros de limpeza (em geral, quanto mais simples e próximos da água com sabão neutro, melhor) e nem muito tempo de faxina.

Para que você saiba exatamente como mantê-los sempre com a aparência de novos, continue aqui com a gente.

A Barra Vidros selecionou 5 dicas fáceis e eficientes do que fazer e do que não fazer nunca.

Veja.

#1 Passo a passo básico da limpeza dos vidros

  • Separe dois panos limpos (e novos) para essa limpeza. Os velhos podem soltar fios que ficam grudados nos vidros.
  • Escolha a hora certa: o ideal é fazer isso num momento sem muita incidência de luz solar. Caso contrário, a solução pode secar mais rápido e deixar o vidro com marcas.
  • Coloque em um balde cheio de água: uma colher de chá rasa de detergente neutro ou meio copo de vinagre.
  • Passe essa mistura no vidro com um pano limpo e, imediatamente depois, use outro pano, também limpo e bem seco, para finalizar.

 #2 Passo a passo básico da limpeza dos espelhos e superfícies espelhadas

  • Use água e sabão neutro – essa dupla já garante a limpeza e evita que você possa danificar as superfícies.
  • Para evitar as manchas, faça a limpeza por partes: assim que umedecer uma área, seque-a logo em seguida.
  • Se encontrar sinais de gordura, mantenha o sabão neutro, mas embebido em água quente.
  • Não use toalhas e nem panos felpudos. Para um melhor resultado, prefira os de microfibra ou multiuso.

#3 Dicas úteis e comuns aos vidros e espelhos

Pré-limpeza: antes de qualquer outro passo, retire a poeira do vidro ou espelho com um espanador ou um pano seco (de preferência de microfibra). Esse cuidado é fundamental para que pequenos detritos, ciscos e pós, por exemplo, não grudem nas superfícies e acabem riscando ou provocando manchas.

Ponto de contato: os produtos de limpeza devem ser aplicados apenas no pano. Nunca passe nada direto nas superfícies do vidro ou do espelho pela mesma razão da dica acima: para evitar manchas.

Movimentos corretos: quando for esfregar, comece passando o pano numa direção e depois inverta o sentido.

Tempo de umidade: como adiantado na dica #2, assim que tiver passado o pano úmido numa área, seque aquele pedaço. E complementando: verifique também se as bordas e as molduras (caso elas existam) ficaram completamente enxutas.

#4 O que não usar nunca

Nada que tenha aspereza: nas limpezas mais pesadas, você pode passar o lado macio de uma esponja no lugar do pano. Mas atenção: nunca use o lado mais grosso dela. E nem, em qualquer hipótese, palhas de aço, vassouras, lixas, enfim, nada que tenha aspereza e gere atrito. As razões são óbvias: para não riscar a superfície do seu vidro ou espelho.

Produtos proibidos: também não arrisque passar água sanitária ou produtos que contenham: cloro, amônia e outros ingredientes corrosivos.

#5 Como tirar manchas dos espelhos

Para começar: continua valendo o que escrevemos acima na pré-limpeza: antes de qualquer passo, retire a poeira.

Para remover manchas em geral: escolha um limpador próprio para tirar manchas de espelho. Borrife essa solução de preferência na parte macia de uma esponja e passe no local. Se não sair tudo, complemente com álcool líquido.

Para tirar manchas de oxidação do seu espelho: num balde, coloque 3 litros de água e 1 xícara de vinagre branco. Aplique essa mistura no lado macio de uma esponja e passe sobre a região oxidada com movimentos circulares. Não se esqueça de secar em seguida a área com um pano seco (novo e de preferência de microfibra).

Para tirar mancha de resto de adesivo grudado no espelho: comece aplicando um pouco de óleo de cozinha, com o auxílio da parte macia de uma esponja, sobre a área afetada. Deixe o produto agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue. Se ainda sobrar algum grude, experimente uma solução de água morna com detergente neutro ou de água morna com vinagre. Novamente esfregue. E seque com um pano, conforme sugerimos.

Como garantir o melhor padrão visual dos seus vidros e espelhos

Um detalhe final, mas não menos importante, é a hora da compra. Escolha um fornecedor com experiência e qualidade.

Da adequação das matérias-primas ao tipo de produção do seu vidro ou espelho, passando pela preparação dos vendedores para orientar você, tudo faz diferença.

No mercado desde 1984, a Barra Vidros está sempre pronta para oferecer o melhor para os seus projetos. Venha nos fazer uma visita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *